+55 (11) 3199-2199 // ri@investtech.com.br

Início Como modernizar o ensino de uma escola com o uso de aplicativos

Como modernizar o ensino de uma escola com o uso de aplicativos

A 29ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) no início de 2018, constatou em números o que já era notável nas ruas e nas casas brasileiras: o país já superou a marca de um smartphone por habitante. Com 210 milhões de habitantes, o Brasil possui pelo menos 220 milhões de celulares inteligentes ativos e, na categoria de dispositivos portáteis, na qual notebooks e tablets também se incluem, esse número chega à marca de 306 milhões de aparelhos.

Com a democratização do acesso a esses dispositivos e com a popularização da internet em quase todo o território brasileiro, é natural que os hábitos das pessoas sejam pouco a pouco transformados, já que a tecnologia se faz cada vez mais presente em seu cotidiano. Essas transformações podem ser notadas inclusive no ambiente escolar, principalmente porque a atual geração de crianças e adolescentes já nasceu conectada e quase completamente inserida na era digital .

A tecnologia é nociva à educação?

De forma alguma, desde que a modernização do ambiente escolar ocorra com planejamento e organização. Modernizar a escola não é simplesmente dar um tablet a cada um dos alunos, uma lousa digital interativa ao professor e um sistema informatizado aos gestores institucionais. O processo de inserção e implantação da tecnologia no cotidiano de alunos e educadores precisa vir acompanhado de uma ressignificação dos conteúdos e das relações dos estudantes com a sociedade e com os educadores.

Aperfeiçoar também a relação dos educadores com os pais dos alunos foi um dos objetivos almejados durante o desenvolvimento do ClipEscola , um aplicativo que contempla todas as interações entre pais, professores e gestores. As funcionalidades do app, como a clipagem de arquivos e documentos, o envio de mensagem com confirmações de leitura em tempo real, o calendário virtual, a agenda de recados e o diário do professor, são uma forma de modernizar a comunicação no ambiente escolar, possibilitando que o tempo e os recursos não sejam gastos com a burocracia das rotinas administrativas.

Dessa forma, questões muito mais importantes e que devem estar sempre em primeiro lugar na lista de prioridades de pais e educadores, podem receber ainda mais atenção. O planejamento pedagógico e o acompanhamento individualizado dos estudantes, por exemplo, são aspectos fundamentais para a elevação do nível da educação que podem ser diretamente beneficiados pelo uso da tecnologia na escola.

Uma escola moderna prepara melhor seus alunos

Os resultados de um processo equilibrado de modernização em âmbito educacional podem ser constatados de diversas formas, mas o primeiro deles – e certamente o mais importante – está relacionado à qualidade da educação oferecida aos estudantes.

Além de promover a identificação dos alunos com um recurso ao qual eles já estão acostumados no cotidiano, como o uso dos aplicativos e a presença dos dispositivos eletrônicos, a modernização da escola tende a fazer com que as tecnologias sejam empregadas de maneira sistemática, incentivando o pensamento criativo e o desenvolvimento de habilidades que poderiam estar em segundo plano nos moldes obsoletos da educação.

Considerando que um dos principais objetivos dos pais é fornecer a melhor educação possível aos filhos e que o papel social das escolas é transformar os alunos em cidadãos mais bem preparados para a vida em sociedade, não restam dúvidas de que quaisquer recursos que possam colaborar com esses ideais podem e devem ser implementados sempre que possível.

Mais informações

A ClipEscola acredita que um dos caminhos para aprimorar a qualidade da educação oferecida aos estudantes é investir na relação entre pais e educadores. Com esse objetivo, seus desenvolvedores elencaram uma série de demandas a partir de um estudo realizado com dezenas de escolas de berçário, ensino fundamental e médio. O resultado foi uma plataforma que agiliza as rotinas administrativas da gestão escolar e torna o relacionamento da escola com os pais muito mais dinâmico. Acesse aqui a apresentação oficial da ClipEscola. .

Website: http://www.clipescola.com

 

Referência: https://exame.abril.com.br/negocios/dino/como-modernizar-o-ensino-de-uma-escola-com-o-uso-de-aplicativos/

Notícias Relacionadas

Startup cria plataforma para troca de conhecimento nas empresas

Sócios receberam US$ 1,4 milhão em aportes para desenvolver a Skore, ferramenta criada para substituir os programas de treinamento convencionais Skore surgiu a partir de uma constatação simples: a grande maioria dos treinamentos oferecidos pelas empresas não alcançam os resultados desejados. “Em conversas com funcionários de recursos humanos, descobrimos que 90% deles consideravam seus programas […]

InvestTech Invests in Brazilian Edtech Marketing Platform ClipEscola (em português)

March 22, 2019 |  InvestTech made an undisclosed investment in ClipEscola, a Brazilian edtech marketing platform. (Empreendedor) A empresa de Santa Catarina ClipEscola, plataforma de comunicação e marketing escolar, firmou sociedade com a gestora de investimentos Invest Tech. A participação da Invest Tech foi minoritária e os termos do contrato e valores não foram divulgados. O […]